quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Adeus, Socorro...

Na manhã de ontem, a minha querida Socorro virou um anjo e foi voar num céu azul cheio de passarinhos.

A Socorro foi fundamental na minha vida na época do meu mestrado. Ela e a dona Christa cuidavam de mim quando meus pais moravam em Araruama. A minha roupa estava sempre bem passada e perfumada; na hora do almoço, a Socorro sempre preparava um ovinho de gema dura, porque ela sempre soube que eu não como gema mole. O ovinho da Sô era perfeito, parecia até de enfeite, de tão bonito que era...

Outro dia, o Bruno, meu supercumpadre e amigo, me contou que a Socorro teve um avc. Levantou da cama e caiu em seguida. A mãe do Bruno, preocupada com o atraso, ligou para a casa dela, lá na Rocinha. A Socorro nunca tinha perdido a hora na vida. Quando conseguiu falar com a Letícia, a menina explicou que a mãe estava caída. A menina nem soube que a mãe já estava em estado semivegetativo no chão.

Todos estamos nos consolando, tentando acreditar que foi melhor para a Sô a partida. Nos últimos dias, estava no CTI do Miguel Couto, cheia de aparelhos. Se sobrevivesse, teria sequelas, provavelmente não poderia se alimentar mais, a não ser por sondas, e teria as duas pernas amputadas. Pelo menos partindo minha amiga pôde voar, protegendo a gente lá de cima.

Ficaram a Letícia e o Lucas, para a gente ajudar a cuidar. Tomara que um dia eu possa contar a eles que pessoa maravilhosa ela era, na sua presença mansa e constante.

E lá se foi de nós a Socorro, a única unanimidade inteligente que a gente conheceu.

...

2 comentários:

  1. Aninha, não tenha dúvidas de que foi melhor pra ela. Precisamos exercitar o desapego sempre que alguém de quem gostamos se vai. Não é fácil, mas pensar nela voando é infinitamente mais legal que com o corpo físico detonado, né? Beijo e coragem pra você e todos que tiveram a alegria de conviver com ela.
    Can

    ResponderExcluir